Outbound Marketing: Saiba o que é e a sua importância

Alessandro Caun - 30/07/2020 - 0 Comentário(s)

Outbound Marketing: Saiba o que é e a sua importância

Se você atua no marketing digital provavelmente, em algum momento, já ouviu falar a respeito do Outbound Marketing.

Mas se não possui o conhecimento clarificado do conceito, saiba que este procedimento é um dos processos de prospecção de marketing mais importantes que você deve utilizar nos seus negócios, sejam eles digitais ou físicos.

Acompanhe o artigo e entenda a definição e como utilizar o Outbound Marketing nos seus negócios! Confira todos os detalhes a seguir.

O que é Outbound Marketing?

outbound marketing

Já tratamos anteriormente aqui no blog a respeito do Inbound Marketing. Assim, o Outbound  Marketing é um processo diferente que, aliado ou não ao Inbound, se torna uma das ferramentas mais poderosas para prospecção de novos clientes.

Para você ter uma ideia, o termo Outbound Marketing é empregado há muitos anos pelos profissionais que trabalham na área, que evoluiu naturalmente com o tempo.

Sendo assim e de forma simplificada, o Outbound Marketing é um meio de prospecção de clientes que tem como principal foco a divulgação da marca para se alcançar novas pessoas ao invés de um específico público-alvo.

Em outras palavras, a técnica de Outbound Marketing simplesmente atua de forma ativa para encontrar os leads e clientes potenciais.

Devido a característica de não esperar que os clientes sejam “nutridos” para os encontrar e atrair, muitos dos profissionais deste campo deram o nome a ele de “Marketing de Interrupção”.

A justificativa para esta nomenclatura é que a informação é levada a uma pessoa que, por sinal, não está à sua procura, já que encontra-se ocupada com outras coisas e até mesmo visualizando coisas diferentes. E, de repente, lhe surge um conteúdo interrompendo sua ação. 

De certa forma é realizada uma espécie de invasão, considerada por muitos como uma estratégia impertinente e desnecessária.

Principais exemplos de marketing com estratégia Outbound

Ao contrário do que muitos possam pensar o Outbound Marketing continua firme. Para exemplificar melhor, as formas mais comuns de se utilizar essa estratégia são por meio dos seguintes elementos:

  • Banner;
  • Outdoor;
  • Flyers;
  • Propagandas publicitárias (comerciais na programação televisiva).

Ou seja, o Outbound Marketing é um modelo estratégico de divulgação tradicional que é aplicado há muito tempo, inclusive durante o período em que o principal meio de comunicação era o rádio.

outbound marketing

Mas talvez você esteja se perguntando: “Mas agora que temos a internet disponível para a grande maioria das pessoas é possível encontrar estratégias de Outbound Marketing?”

Com certeza! E você já cansou de ver: banner em blogs e no meio de postagens, anúncios nos feeds das redes sociais e até mesmo aquele comercial no meio de um vídeo que você está assistindo no YouTube.

Principais aspectos do Outbound Marketing

Desta forma e para simplificar, poderia dizer que os principais aspectos do Outbound Marketing são os seguintes:

  • Objetivo – Divulgação de marca, produtos e serviços;
  • Principais características – É um modelo mais ativo com baixo engajamento, captação objetiva e direta;
  • Público alvo –  Não há definição, pois as campanhas são generalizadas, heterogêneas e massificadas para alcançar o maior número de pessoas;
  • Comunicação – É realizada de uma forma mais simples e com discurso direto;
  • Métodos empregados – São utilizadas propagandas (publicidade paga para propagação mais abrangente);
  • Localização – Na internet é inserida em todos os sites e portais. Fora da internet, em outdoors e até mesmo nas ruas (panfletagem);
  • Acompanhamento –  Existe uma dificuldade para fazer a mensuração e visualização do retorno desejado, o que acaba dificultando no reinvestimento;
  • Resultados – São obtidos de forma mais rápida para atingir as metas financeiras em igual proporção.

Embora o Outbound Marketing ofereça um resultado mais rápido para os objetivos desejados, ele também possui uma característica que pode representar um problema a alguns empreendedores, principalmente aqueles que dispõem de pouco orçamento para investimento, o qual é mais alto do que outros modelos.

Outbound Marketing versão 2.0

O modelo tradicional de Outbound sofreu uma certa queda em relação ao aparecimento e ascensão de outros modelos estratégicos, e a sua versão 2.0 permite com que muitas campanhas resultem em números expressivos. 

Para isso, indico que você conheça a metodologia aplicada pelo diretor de vendas da Salesforce, Aaron Ross, em sua obra “Receita Previsível”. Nela, o foco das vendas pelas equipes é 100% em prospecção.

Investir em Marketing é a chave para o sucesso!

O Marketing se faz presente e muito necessário em qualquer tipo de empresa, isto é, quando se investe neste tipo de serviço, as vantagens são enormes.

Por isso, a Ouro sempre mostra os diferentes tipos de marketing que existem, para ajudar os empreendedores brasileiros neste assunto.

Acompanhe sempre o Blog da Ouro para ficar por dentro das novidades na área de marketing e técnicas diferenciadas.

Conheça a Agência Ouro e entenda como ela pode ajudar sua empresa com o marketing.

Nas Redes Sociais é possível verificar as atualizações da mesma: FacebookTwitterInstagramLinkedin e Youtube.

Em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo!

Alessandro Caun
Alessandro Caun

Mais conhecido como "Professor" é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área. Nos últimos anos, tem se dedicado ao Marketing Digital e as Artes Místicas. Um buscador de toda forma de conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agência Ouro Agência Ouro